top of page

Iluminação

A montagem teatral da peça Romeu e Julieta feita pelo grupo mostra desde o início o padrão de cenário e figurino preto e branco, sendo uma consequência do tom abstrato e imaginário que a peça apresenta. Sendo assim, foi ponderado pelo grupo que para que haja a quebra da monotonia trazida pelo preto e branco, e também para adicionar sentimento e emoção à encenação, serão utilizadas luzes coloridas (vermelha e azul) de forma frequente, tanto como sendo as luzes tema dos bobos, quanto para outras cenas, variando a cor dependendo da emoção que se deseja passar ao público.

Descrição da iluminação para toda a peça

ATO I


Cena I


• Entrada dos Bobos com luzes azuis em evidência, sendo complementada com a luz geral branca fraca.



O objetivo da luz azul é contrastar com as roupas dos personagens, que se trata da monotonia do  branco e o preto. Outro aspecto levado em conta foi a interpretação dos Bobos. Como são os contadores de histórias, estão de certa forma como telespectadores, e por isso eles acabam ganhando mais leveza a meio drama/tragédia que a peça ruma.



• Diálogo entre Romeu e Mercúcio com o foco direito aberto e o restante do palco escuro.


Cena II


• Diálogo entre Capuleto e Páris com o foco esquerdo aberto e o restante do palco escuro.


Cena III


• Diálogo entre Romeu e Mercúcio com o foco direito novamente aberto e o restante do palco escuro.
• Blackout



Percebemos então que haverá uma sincronização entre os três últimos diálogos, de forma que, com o encerramento da cena de um lado, o outro lado se iluminará e posteriormente retornará ao seu foco inicial.



Cena IV


• Luz que caracteriza a entrada dos Bobos: Luzes azuis e a luz geral branca.
• Festa dos Capuleto: Luzes azuis, vermelhas e a luz branca geral.



Por se tratar de uma festa, optamos por colocar mais cores na cena para representar esse ambiente.



• Encontro de Julieta e Romeu, caracterizado pela cor vermelha para focar no clima de romance e o foco central branco para destacar o encontro, e o beijo.
• Blackout


ATO II


Cena I


• Luz que caracteriza a entrada dos Bobos: Luzes azuis e a luz geral branca.
• Discurso de Romeu no lado direito com o foco de luz branca voltado para ele.
• Discurso de Julieta no lado esquerda com o foco de luz branca voltada para ela.



Neste momento terá uma alternância entre o foco direito e o foco esquerdo de acordo com a fala de Romeu e Julieta. Em certo momento será adicionado o foco central para “amarrar” as falas dos dois personagens. De forma que agora só teremos o foco esquerdo iluminando a sacada da casa de Julieta. Lembrando que a luz azul permeará todo esse diálogo representando o tempo, à noite.



Cena II


• A Cela do Frei Lourenço ficará no lado direito com o foco de luz branca iluminando-o durante todo o diálogo entre ele e Romeu e a entrada da Ama.



Cena III


• Diálogo entre Julieta e sua Ama no outro foco esquerdo com a luz branca.



Durante estas duas últimas cenas, haverá a entrada de personagens pelo lado oposto de onde o foco estará em evidência. E se tratando de uma caminhada até o foco aceso, haverá o acompanhamento da luz durante esse percurso.



Cena IV


• Casamento na cela do Frei Lourenço, com a luz branca toda aberta para representar a paz e a claridade da igreja (cela), e um pouco da luz vermelha para representar o clima de casal apaixonados.
• Blackout




ATO III





Cena I


• Luz que caracteriza a entrada dos Bobos: Luzes azuis e a luz geral branca.
• Diálogo e confronto entre Romeu, Mercúcio e Teobaldo: Luz geral branca aberta, todo o palco será utilizado nesse momento.
• Intervenção dos Bobos novamente com a sua luz característica.



Aqui notamos uma diferença, pois não utilizará do blackout para a entrada dos Bobos. A luta ocorrerá e os Bobos entrarão com um personagem em cena, que seria Teobaldo morto no meio com o foco central nele, e dessa forma, os Bobos se “relacionarão” com a cena.



Cena II



• Diálogo entre Romeu e Frei Lourenço no canto direito com o foco direito de luz branca acesa e o restante do palco apagado.



Durante essa cena, a Ama de Julieta aparecerá do lado oposto, o esquerdo. E durante seu percurso, o foco esquerdo e o central acenderão respectivamente.



Cena III



• Quarto de Julieta no canto esquerdo com respectivo foco aceso.



Nessa cena Julieta se despede de Romeu e os dois se movimentam para o centro do palco com apenas o foco central ligado. Após a ida de Romeu, a mãe de Julieta entra pela esquerda e novamente o foco se acende para o seu percurso. Posteriormente, o foco central se apaga, deixando a luz apenas do foco esquerdo.



• Ainda no quarto de Julieta, haverá um diálogo entre ela, sua mãe, seu pai e a ama. Dessa forma, com a entrada do Sr. Capuleto e a Ama a luz que, anteriormente estava na esquerda, se estenderá para todo o palco. E com a saída de todos, haverá um foco iluminando apenas o discurso de Julieta no centro.



O palco será iluminado por completo, se forma a dar ênfase à conversa como todo, sem que nenhum personagem seja privilegiado. Após a saída dos personagens, o foco de luz torna a Julieta para que sua fala de desgosto e raiva seja enfatizada.


Cena IV



• Diálogo entre Frei Lourenço e Julieta na direita com o foco de luz branca direito iluminando-os.



A luz aqui serve para delimitar espaço, iluminando apenas aquilo que seria a Cela do Frei. Ao terminarem as falas, há um blackout, que serve de corte para a próxima cena, que ocorre eu outro lugar.


Cena V


• Julieta dispensa a Ama e a Sr. Capuleto e se envenena com apenas o foco central voltado para ela.
• A entrada dos Bobos em volta de Julieta morta, com a predominância da luz característica azul e dessa vez apenas com o foco central branco aceso.



O foco em Julieta se dá para que haja drama na cena, por ser a que ela se envenena, na tentativa de não se casar com Páris. Após isso, a luz dos Bobos aparece, mas o foco em Julieta permanece, pois os Bobos fazem desta vez o papel de consciência da personagem principal.

Cena VI



• Quarto de Julieta com o foco central ainda voltado para ela. Para representar um outro dia, a luz azul irá se esvaindo aos poucos, dando espaço para a luz branca geral que agregará todos os personagens: Julieta, Sr. Capuleto, Sra. Capuleto, Ama, Frei Lourenço e Páris.
• Blackout



O foco principal ainda é Julieta, pois a cena gira em torno dela, porém, ainda há o destaque dos outros personagens envolvidos através da luz branca geral. Ao acabar, há o blackout de indicação de fim de ato.


ATO IV



Cena I



• Entrada dos Bobos com luzes azuis em evidência, sendo complementada com a luz geral branca fraca.
• Foco central aberto para o discurso de Romeu quando descobre da morte de Julieta.



Há a presença da luz característica dos Bobos, e, em relação a Romeu, há o foco central, para dramatizar a descoberta de que sua amada está morta.



Cena II

• Blackout rápido, no qual novamente o foco central será ligado para a cena do Frei Lourenço.



A luz dessa cena e da anterior tem objetivo tanto de mostrar ações que ocorreram relativamente ao mesmo tempo, quanto de enfatizar o desespero do personagem.



Cena III



• Blackout rápido, no qual a luz geral será acesa para representar o cemitério dos Capuleto. E haverá um foco sobre o caixão de Julieta.



A luz geral é utilizada para iluminar todos os personagens envolvidos. Já o foco no caixão de Julieta serve para enfatizar sua morte e mostrar que os acontecimentos giram em torno disso.

Essa luz permeará todo o drama no cemitério entre Romeu e Páris. Mudará apenas quando Julieta despertar e notar que Romeu está morto. A partir desse momento, a luz geral será apagada e ficará apenas o foco central acrescentado com a luz vermelha representando a morte romântica.

 

Luz Bobos

Luz Romeu e Julieta

Luz Frei Lourenço

Foco Ama

bottom of page